Intervenções urbanas dos Loucos de Pedra
Home | Loucos de Pedra chegam à UnB | Loucos de Pedra no Hoje em Dia | Poesia de Chico Alvim na W-3 | Loucos e Ciranda: novas intervenções | Mídia abre espaço para Loucos de Pedra | VANDALISMO x POESIA | Ary Para-raios pela pedra | Cassiano Nunes pela pedra | Totens pela paz no Iraque | Outras intervenções em Brasília, cidade "oficial"
A Poesia de Cassiano Nunes

Intervenções urbanas: mosaico + poesia = durma-se com um barulho desses!!! 

Uma configuração nova na Av. W-3 Sul
cassianohpg7.jpg
A poesia branca em fundo negro, evocativa da noite, sua canção, suas estrelas...

As intervenções urbanas com o uso de mosaico continuam prosperando no centro de Brasília ao longo de sua principal artéria, a Avenida W-3 sul.
Desta vez, o grupo Loucos de Pedra, integrado por mosaicistas da Capital da República, decidiu  homenagear o poeta e professor de Literatura brasileira da Universidade de Brasília Cassiano Nunes.
O mestre-poeta está com 83 anos, tendo vivido as últimas quatro décadas em Brasília, onde foi responsável pela formação de gerações diversas de expoentes literários na cidade. Sua influência também alcança os meios de comunicação e  quase todas as manifestações culturais importantes da cidade.
Pois de Cassiano Nunes, o grupo Loucos de Pedra colheu  trechos poéticos que falam de sua vida, da solidão e da noite de Brasília para homenageá-lo em duas peças totêmicas no ponto de ônibus da quadra 711 Sul, bem próximo à residência do poeta.
A obra foi realizada com tesselas de mármores e granitos, bem como quebras de azulejos e outros elementos de agregação, como pequenos pedaços de espelhos, bolinhas vítreas e pedras semi-preciosas. O conjunto resultou num trabalho harmonioso que  funciona como uma espécie de acupuntura  na área urbana, despertando emoções novas entre as pessoas que transitam pelo local.
Esta foi a segunda intervenção com recurso a versos de poetas brasilienses. Anteriormente os Loucos de Pedra escolheram Nicolas Behr para exibir no ponto de ônibus da quadra 705/706 Sul alguns de seus poemas mais populares, em que faz reflexões sobre a vida na cidade. As obras também foram colocadas em nichos de ferro pré-existentes e abandonados no local.  A iniciativa contribui para dar uma aparência mais alegre à Avenida W-3, indicando o modelo de recuperação desejado por seus moradores, baseado mais na face humana e cultural do que no modelo comercial, mercantil e imobiliário.

Quem tem medo de poesia?
euecassianohpg.jpg
Quem tem medo de mosaico?

cassianocara.jpg